segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Liberdade


Liberdade é poder agir, pensar, quando me apetecer! Porém, basta a presença de alguém, para que a realidade recaia em mim, para que reconheça os limites ao meu redor, e esteja de volta àquela que é a " liberdade de todos".
O meu pós-parto foi o momento em que me senti mais privada de liberdade. Foi após sentir a felicidade extrema em conhecer o ser que gerei, ter a vontade imensa de viver a minha nova vida e de mostrar ao mundo a minha alegria de viver, que me senti ambígua e contrariada pela própria Natureza. No entanto, tudo se recompôs quando me devolveram a liberdade.
Vale a pena relembrar a célebre frase de Rousseau: ..."a liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do seu semelhante...o que o homem perde pelo contrato social é a sua liberdade natural, e o que adquire é a liberdade civil. Distingue-se a primeira que não reconhece limites outros além da força dos indivíduos, da segunda, que está protegida e limitada pela vontade geral."

Sem comentários:

Enviar um comentário